sábado, 20 de agosto de 2011

A Origem do Corneta

Corneta é o super herói elétrico dos Lendários, essa história conta a origem dele e do super vilão, o Sgt. Peppers.

A Origem do Lóki

Conheça como surgiu o Lóki, integrante dos Lendários, os super heróis do barão do Pirapora.

A Origem do Super Pinga e do Capitão Cachaça

Aqui você confere a origem dos Super Heróis Super Pinga e o Capitão Cachaça.
a formação dos Lendários.

A origem do AGENTE 51

Conheçam todas as Histórias dos Lendários, a minha série de Super Heróis. Essa série foi criada em 1996 e tive muita inspiração nos meus amigos mais queridos. Vocês mesmos podem identificar personagens reais nessas histórias.

sábado, 30 de julho de 2011

Gameficação da Pedagogia

Abaixo está um artigo que elaborei na minha pós graduação, é sobre games como ferramenta pedagógica. É a base estrutural de meu TCC que é "Produção de games como ferramenta do Ensino de História".

Gameficação da Pedagogia

Abstract
Entre as principais mudanças do avanço da tecnologia, revolucionou de modo tímido o processo educacional. Mesmo alguns professores e escolas utilizarem a tecnologia em sala de aula, ainda usam recursos primários. A ideia é propor um dinamismo na educação, transformando as aulas em algo interativo como os games, para isso é necessária uma formatação pedagógica na produção de games, as aulas devem ser gameficadas, para isso, o mercado precisa reconhecer a necessidade da produção de games como ferramenta pedagógica.

Keywords: Tecnologia Educacional. Educação. Professores. Games. Técnicas.
Authors’ contact:
Rodrigo Ayres de Araújo
acmestudio@yahoo.com

1. Introdução
os jogos exercem uma forte influência psicológica sobre os consumidores, principalmente nos estimados em 1,6 bilhões nativos digitais (aqueles da Geração Z) e que não concebem o mundo sem celular e internet. Ou seja, Gameficação é também um grande mercado para esta Geração, pois há expectativa dos jovens de que a vida deveria seguir o espírito dos videogames. Porém, a tecnologia avançou de modo tímido na educação, por causa de recursos limitados. podemos citar avanços como a introdução do quadro branco (antigamente eram feitas de pedra – ardósia e giz), posteriormente o livro didático. Também ocorre o uso de equipamentos como rádios, transparências, TV e vídeos, data-show ou retroprojetores, biblioteca virtual dentre outros. Porém, a exemplo da Educação em São Paulo, percebe-se uma resistência em determinadas tecnologias, como o polêmico uso de celulares em sala de aula. Em 2007, o então governador José Serra aprovou uma lei que proíbe o uso de celulares em sala de aula.
O deputado Orlando Morando, autor do projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas salas de aula em São Paulo, disse que se baseou em queixas de professores para fazer a lei. Segundo ele, os educadores não têm condições de impedir o uso de celulares durante as aulas. Além disso, afirma que os alunos que saem das provas mandam torpedos com as respostas para os colegas que estão na sala de aula, com os celulares ligados. Segundo a reportagem da Folha de São Paulo em 2007, O uso do celular em sala de aula já tem restrição na maioria das escolas. Mas é cada vez maior o número de estudantes com acesso a aparelhos. Mesmo nos colégios particulares essa questão também é questionada. O diretor pedagógico do Colégio Bandeirantes, Pedro Fregoneze, diz que mesmo sem lei já existe um acordo tácito de proibição entre professor e aluno. "O aluno sabe que o celular atrapalha a aula e ele próprio".
Percebe-se a ausência de programas que auxiliem o professor e os próprios alunos a usarem essas tecnologias com responsabilidade. E isso não cabe somente ao Governo, mas a sociedade. Leis como essa dos celulares, poderão ser discutidas novamente, diante dos novos avanços tecnológicos.
Introduzir os games em sala de aula terá o mesmo efeito de imediato, porém, será uma realidade daqui há alguns anos, e isso vai revolucionar a educação.

2. O game como ferramenta pedagógica
Jean Piaget (1896 - 1980) foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo e ficou conhecido pela sua Teoria Cognitiva.
Na visão de Piaget a aprendizagem concentra a sua base no pensamento. É através dele que a inteligência se manifesta. A inteligência, por sua vez, é um fenómeno biológico, condicionado pela base neurônica do cérebro e do corpo inteiro, e sujeito ao processo de maturação do organismo.
Supondo estarmos diante de alunos do Ensino Fundamental II. A fase em que Piaget define como operatório formal, onde o indivíduo começa a raciocinar lógica e sistematicamente até através do raciocínio abstrato. O adolescente começa a ter capacidade de se abstrair e de generalizar pondo várias coisas em causa, onde já é capaz de tirar conclusões de puras hipóteses. É para essa faixa que a Pedagogia e o mercado devem atingir. A produção do game como ferramenta pedagógica já deve estar direcionada a esse público, e tem que ter o objetivo de ser construtivo. É assim, que venho produzindo o game “Flamengo”, onde o objetivo é controlar um holandês que vem ao Brasil, durante o período da Invasão holandesa, entre 1624 a 1645. Através de ações e habilidades no estilo RPG (Role Playing Game), o aluno é inserido nesse universo de aprendizagem, onde o professor orienta a sala de aula a seguirem a narrativa do game, podendo concluí-lo em duas aulas. A narrativa do game é cuidadosamente elaborada baseada na cultura e a história de dois mundos distintos (Holanda e Brasil), além dos personagens reais e elementos sociais, políticos, econômicos e também geográficos. Como o conteúdo é absorvido de forma direta, o aluno abstrai os fatos relevantes da história, e a partir deles, surgem hipóteses. Após a conclusão do game, o professor deve abrir uma discussão entre os alunos. Dr. Gabriel Chalita, autor do livro "Educação - a solução está no afeto” afirma que “O professor é o grande agente do processo educacional”.
Essa visão de agente do processo educacional se amplia ao relacionarmos a educação e tecnologia em um processo de ensino aprendizagem. No passado o professor era a fonte máxima de conhecimento e os livros eram ferramentas de apoio ou auxilio as atividades extra-sala. Assim, o professor deve estar preparado para ser o orientador de um grupo de uma aula gameficada. O game não substitui o professor, mas torna-se uma importante ferramenta do trabalho e do processo educacional. Assim que essa tecnologia chegar como modelo educacional, vários games baseados nas disciplinas e conteúdos sugeridos pelo Ministério da Educação, deverão serem produzidos. Além dos conteúdos de História, games sobre literatura brasileira, geografia, ciências, educação ambiental, entre outros, farão parte da sala de aula dinâmica e interativa, gameficada.

3. Conclusão
Todo avanço tecnológico requer um desafio. Esse desafio está ligado diretamente com a sociedade e adaptação, que segundo o próprio Piaget, é da natureza humana. Seguindo esse raciocínio, a gameficação da pedagogia é algo que poderá ser revolucionário no futuro, mas vai passar pelo processo de evolução social e visão de mercado. Ao propor o desenvolvimento de games pedagógicos, antes de tudo, precisa que os órgãos governamentais tenham a sensibilidade de capacitar e valorizar os professores com as novas tecnologias, e cabe a imprensa dar o devido apoio nessa transição, para que desenvolva um processo cognitivo na sociedade e no mercado. Para que a pedagogia seja gameficada, é preciso que a sociedade seja mais dinâmica e interativa, como são os games.

Reconhecimento
Agradeço ao incentivo e motivação na elaboração e conclusão deste trabalho a Prof. Me. Marli Krastin.

References
1 CHALITA, Gabriel. Educação - a solução está no afeto. Ed. Gente,
2 VERSANIA e KIEL, Zilca e Ana Paula da Silva. Artigo: Os Professores e a tecnologia em sala de aula
Site
1 http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1832759-teoria-cognitiva-jean-piaget/#ixzz1TbFzvNfK acessado em 30/07/2011 as 11h
2 http://joaokepler.blog.br/?p=3354 acessado em 30/07/11 as 10:45
3 http://oglobo.globo.com/sp/mat/2007/10/14/298149966.asp acessado em 30/07/2011 as 10:55
4 http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u324666.shtml acessado em 30/07/2011 as 10:57
5 “Revista Escola” [online] http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/conhecimento-previo-esquemas-acao-piaget-621931.shtml Acessado em 30 de Julho de 2011

domingo, 29 de maio de 2011

Conheça o Game Cururuá, uma aventura em Ilhabela.


O Cururuá, uma aventura em Ilhabela.
O Primeiro Game ambientado em Ilhabela. Produzido pelo Barão do Pirapora, você controla o Cururuá, o animal endêmico de Ilhabela.
Ajude-o a encontrar o tesouro de Thomas Cavendish nessa maravilhosa Ilha paradisíaca, você se diverte ao mesmo tempo que divulgue as belezas de Ilhabela. Passando por fases que divulgam suas praias, passeando de parapaint, de vela, na procissão de barcos, no Baepi, na Balsa, na Praça da Mangueira, na Vila, nas comunidades caiçaras e Castelhanos. Jogue o Demo, se quiser a versão completa envie um e-mail para acmestudio@yahoo.com. Vou cobrar 10 reais, e envio o DVD com o EXE pelo correio.

Aqui você vê o trailer do game
http://www.youtube.com/watch?v=V30fD57DecU

e aqui o DOwnload do Demo:
http://www.megaupload.com/?d=CASUCOA6

segunda-feira, 4 de abril de 2011

JOGUE ONLINE O GAME DOS LENDÁRIOS

Jogue o divertido game de plataforma, passando por várias fases. Tente chegar ao final.
YoYoGames
Capa_game_lendarios

Os Lendários
Added: 04 April 2011
By: baraodopirapora



Baixem pelo: http://www.megaupload.com/?d=96N5G44Y

JOGUE ON LINE O GAME DA AMAZÔNIA BIODIVERTIDA

Divirtam-se com o Game da Amazônia Biodivertida. Estou iniciando a produção em games, e esse é considerado um dos primeiros. Joguem diretamente, por aqui.
YoYoGames
Capa_gama_amazonia

Amazônia Biodiv...
Added: 04 April 2011
By: baraodopirapora


Você pode baixar free por este link:
Para Baixar free o Game da Amazônia Biodivertida: http://www.megaupload.com/?d=8OS6VOED

segunda-feira, 14 de março de 2011

Quem é Quem na Série Flamengo

O Governador Mauricio de Nassau é um dos protagonistas na série. Nesse episódio, aparece também Willen Piso, que foi um naturalista amigo de Nassau. No desenho é ele que encontra o Flamengo nas ruas de Recife.
Hobbes é autor da obra O Leviatã. Lançou em 1651. Essa história se passa dez anos antes. Hobbes foi auxiliar de Francis Bacon, foi aí que Rei Felipe lembrou dele na animação.

Felipe IV, O Belo
Rei Felipe, na História parece ter se iludido pelo Conde de Olivares. Porém ele viveu a transição do fim da União Ibérica.

Personagens reais da minha animação. O Conde de Olivares é o vilão principal, ele de fato tem uma obsessão em obter os países baixos, deitou e rolou durante o reinado de Felipe IV, mas acabou se tornando uma persona non grata.

domingo, 13 de março de 2011

Flamengo: O Leviatã

Primeiro episódio da série Flamengo, ambientado em Recife, durante a invasão Holandesa. Flamengo é segurança pessoal de Nassau, e enfrenta as terríveis ameaças dos Espanhóis, liderados por Felipe IV, através dos planos do ambicioso e maquiavelico Conde de Olivares.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Abertura da série FLAMENGO

Abertura da animação do Barão do Pirapora, da série Flamengo.
Ambientada em Recife durante a Invasão Holandesa no Brasil, Flamengo é o segurança pessoal de Maurício de Nassau, enfrentando os seus inimigos espanhóis.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Lançamento do Game OS LENDÁRIOS

Joguem o Game dos Lendários, baseado nos meus quadrinhos. Controlando Super Pinga, Capitão Cachaça, Lóki, Agente 51, Corneta, Salamandra e Animalaize em diversas fases enfrentando seus tradicionais vilões nesse clássico das minhas produções. Um presente de Ano Novo a todos.








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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lançamento do Game da Amazônia Biodivertida

A série mais animada sobre a Amazônia, já tem a sua versão em videogame. Baixe pelo link http://hotfile.com/dl/88320664/d1dfda0/amazonia_biodivertida.exe.html e ajude o Mané Tatu resolver um problema com a Ong Sarga Boca, passando por todo Norte do Brasil.


http://hotfile.com/dl/88320664/d1dfda0/amazonia_biodivertida.exe.html

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Curta "Genésio" foi muito aplaudido no Cinefest Votorantim

Esse é um dos meus curtas concorrendo ao VII CineFest Votorantim. Foi muito aplaudido na exibição, dia 16 de novembro.

Pingóquio: GENÉSIO por baron no Videolog.tv.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nova Versão do Game Navegantes

Baixe gratuitamente o Game Navegantes.


O Game "Navegantes" é o primeiro game de História do Brasil. Criado pelo Professor Rodrigo Ayres de Araújo, o Barão do Pirapora. O game pode ser baixado gratuitamente pelos blogs:www.navegantesbarao.blogspot.com ou pelo baudobarao.blogspot.com
O game é baseado na série de animação Navegantes do Barão do Pirapora, ferramenta utilizada por centenas de professores do Brasil inteiro. Os professores podem utilizarem o game em sala de aula. É só fazerem o download. O Albertinho, personagem do game é conduzido pelo tempo. Pressionando letras do alfabeto e algarismos. As fase servirão de referência, estimulando os alunos e despertando sua curiosidade.
trata-se de um game de plataforma, onde os alunos podem jogar, enquanto o Professor explica os períodos. É de fato, o primeiro game de História do Brasil produzido, iniciando do Descobrimento ao Futuro. Como são baseados nas minha série "Navegantes" é inserida uma linguagem mais despojada, bem humorada, exatamente para atrair a atenção dos jovens. Eu ainda preciso criar um mecanismo prático para o acesso direto a jogabilidade, mas minha intenção é divulgar e disponibilizar gratuitamente o jogo para todos.
Quando instalar o game, ele pode ser salvo, utilizando S e L carrega. Alguns algarismos e letras do alfabeto, levam o personagem a outras fases correspondentes ao tempo cronológico.
Mas o divertido é que você pode dirigir o navio do João Cândido, andar de cavalo com o D. Pedro I, participar da travessia dos Lanchões com o Garibaldi, resgatar a Chica da Silva, andar pela Mina do Chico Rei, navegar com as Monções pelo Rio Tietê, andar com um trator na construção de Brasília, andar pela Recife dos Holandeses, no Quilombo dos Palmares, no Impeachment de Collor no meio dos cara-pintadas, ir com Getúlio Vargas até o Catete na Revolução de 30, ajudar Lampião chegar até o Padre Cícero, defender Antônio Conselheiro, andar de maria fumaça, participar da Batalha do Riachuelo, coletar pau brasil para o Bacharel de Cananeia, ser testemunha da primeira missa, flagrar o padre Anchieta em Ubatuba, entre outros detalhes.
Apesar de ter alguns bugs e uma jogabilidade até limitada, o jogo diverte e desperta curiosidade.

ESSA VERSÃO ESTÁ SEM BUG:
http://www.megaupload.com/?d=WDCNEGJW