Alunos da Escola Dr. Achilles de Almeida criam Game educativo sobre Sorocaba Projeto Gameficação de Sorocaba marca o pioneirismo, por trabalhar a Geografia alinhada ao empreendedorismo e a tecnologia.
No primeiro Bimestre de 2012, a Escola Municipal Dr. Achilles de Almeida foi pioneira em envolver alunos do Ensino Fundamental na produção de games digitais, com foco em Sorocaba, o projeto Gameficação de Sorocaba, foi coordenado pelo professor Rodrigo Ayres de Araújo, o Barão do Pirapora, que leciona geografia na escola.
“Esse projeto é pioneiro no Brasil, pois é a primeira vez que alunos de uma escola pública produzem um game sobre um Municipio, levando em consideração a Geografia e questões Ambientais”, diz o professor, que é pós graduado em Games.
A idéia foi produzir um game por cada uma das 8 séries da escola, onde foram divididos grupos sobre macro regiões da área metropolitana de Sorocaba, onde foi realizada uma pesquisa, levando em consideração, o relevo, a economia, o planejamento urbano e as questões ambientais. Através de fotografias e desenhos, os alunos reproduziram as paisagens dos bairros, e planejaram o Game Designer, onde foi concluído com a ajuda do professor que programou o game. Inicialmente foi criado a personagem do game, é uma menina estudante de escola municipal de Sorocaba, seu nome é “Selica” uma espécie de anagrama de “Achilles”.
Assim, foram desenvolvidos os games: Sorocaba Cidade Limpa produzido pela 8ª série A, onde a personagem precisa recolher lixo na cidade, Sorocaba Todos Contra Dengue, produzido pela 8ª B, Sorocaba Sustentável, onde Selica precisa colocar filtros em chaminés de fábricas da área industrial de Sorocaba, produzido pela 8ªC, e Sorocaba Mutirão verde em que a Selica, precisa plantar árvores na cidade, produzido pela 8ªD. O Game retrata as principais ações ambientais de Sorocaba, e o trabalho foi concluído e considerado um sucesso, pois teve apoio da direção, da coordenação, da comunidade, dos alunos e da Prefeitura de Sorocaba.
Esse projeto contemplou a pedagogia empreendedora, em que os alunos simularam uma equipe de produção da indústria tecnológica, adaptada aos games educacionais. “Além de aprender mais sobre a Geografia de Sorocaba, os alunos ficaram conhecendo um pouco mais sobre a indústria dos games, e puderam sentir de perto, como funciona o processo de produção”. Conclui o professor Rodrigo.
Um comentário:
É sempre bom para fazer projetos, quando você está nesse estágio universitário em algum momento eu espero que meus filhos podem fazê-lo e tornar-se famoso aqui em Vila Leopoldina
Postar um comentário